O QUE É BOM PARA EVITAR QUEDA DE CABELO?

O QUE É BOM PARA EVITAR QUEDA DE CABELO? DESCUBRA AQUI

ENTENDA SE SEU CABELO ESTÁ REALMENTE CAINDO MAIS DO QUE O NORMAL, O QUE CAUSA E COMO EVITAR A QUEDA DE CABELO
Publicado em 4 jul 2018, 17:07

Você sabe que existe um ciclo natural dos fios no qual eles nascem, crescem, estabilizam e depois caem. O problema é que, às vezes, o cabelo está caindo demais e isso pode indicar algum problema mais severo. Aprenda a identificar quando a queda de cabelo é excessiva, as causas e como evitá-la. E não hesite em investigar uma possível queda com um médico.

Leia também:

Como acabar com a caspa? 9 dicas para eliminar o problema

Cabelo quebrado: saiba como fortalecer os fios

5 alimentos que podem ajudar a deixar seu cabelo mais forte

Queda natural dos fios
Antes de qualquer coisa, é preciso esclarecer que nem sempre a queda de cabelo representa algo de errado com sua saúde. De acordo com a dermatologista Gabriella Albuquerque, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, a queda pode ter diversas explicações. “Em alguns casos, a queda é fisiológica e não necessita de tratamento. Eventuais quedas fazem parte do ciclo do pelo”, explica.

Leia também: queda de cabelo feminino

Isso porque todo fio de cabelo passa por um cronograma natural: ele nasce, cresce, estabiliza-se e cai. Esse ciclo dura cerca de dois meses e, se muitos fios estiverem no fim dele, vamos passar por um período de queda de cabelo acentuada. Se você tiver aqueles fios curtinhos no topo da cabeça, é um bom sinal: significa que seu cabelo está nascendo, e não apenas caindo.

Queda x quebra de cabelo
Ao ver os fios caídos no chão ou no travesseiro você pode ficar na dúvida se isso significa que o cabelo está caindo muito ou se ele está quebradiço. Quando se trata de queda de cabelo, os fios se soltam da raiz com o bulbo, aquele pontinho branco. No caso da quebra, os fios podem se romper em qualquer parte da extensão capilar, deixando pedaços desiguais no comprimento.

Como evitar queda de cabelo
Se o volume dos fios caindo for muito grande, deve-se procurar ajuda médica.

“Se a queda acontece durante a lavagem ou ao pentear, é normal. Já durante o sono ou nos locais por onde você costuma andar, são casos que merecem investigação, porque muitas alterações sistêmicas podem causar queda de cabelo”, esclarece a dermatologista.

Guilherme Cassolari, especialista em cabelos da Natura, pode dar algumas dicas de tratamento para queda de cabelo quando o caso não é clínico, mas a incomoda. “De forma geral, algumas atitudes evitam a queda”, diz. Leia as dicas a seguir.

Mantenha os fios sempre limpos
A oleosidade é um dos fatores que pode contribuir com a queda de cabelo, porque, quando em excesso, aumenta a proliferação de fungos e a descamação do couro cabeludo, prejudicando as madeixas e fazendo com que os fios, inevitavelmente, caiam em quantidade maior do que o normal. Contra isso, a solução é simples: lavar bem o cabelo com os produtos específicos para seu tipo de cabelo sempre!

Uma dica de Cassolari para quem sofre com a oleosidade do cabelo é usar o Shampoo Controle de Oleosidade, de Plant. “Feito com extrato de moringa, ele restaura o equilíbrio da produção de oleosidade do couro cabeludo”, explica. Além disso, o cabelo fica limpo, perfumado, macio e desembaraçado.

Água muito quente também pode intensificar a queda de cabelo. O ideal é utilizar água morna no chuveiro, sempre que possível.

Dê uma pausa na química
Cabelos que passam por agressões químicas geralmente ficam quebradiços e não com tendência à queda. A queda, nesses casos, só acontece se a química causar irritação no couro cabeludo.

Seja quebra, seja queda, se você sentir que está ficando com o cabelo mais frágil e ralo depois dos procedimentos, dê uma pausa na química até que ele se recupere e invista em tratamentos poderosos.

O Kit Choque Tratamento Restaurador Imediato Pós-Química, de Plant, pode ajudá-la! Ele garante o cuidado para o cabelo, dando brilho e maciez para os fios. Além disso, devolve os nutrientes perdidos e restaura todas as camadas da fibra capilar.

Mesmo usando os produtos ideais para cuidar dos fios, lembre-se de dar um tempo para o cabelo se recuperar. Tudo no organismo tem um limite e é preciso respeitar, certo? Se ainda assim a queda persistir, procure um médico!

O que causa queda de cabelo?
Alguns fatores podem estimular a queda acentuada do cabelo. Estes são alguns:

Estresse;
Fumo;
Uso frequente de chapéus ou bonés (que superaquecem o couro cabeludo);
Químicas frequentes;
Parto;
Dietas restritivas;
Alterações hormonais;
Doenças venéreas;
Parar o uso de anticoncepcional depois de bastante tempo tomando-o;
Alguns medicamentos;
Hemorragias.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *