A Massagem Redutora

É a massagem com finalidade estética propriamente dita. Apesar de não haver comprovação científica de que a massagem realmente reduz medidas, trata-se de uma modalidade muito procurada em razão do pensamento do senso comum de que a massagem é capaz de resolver todos os males.

Apesar de todo o marketing em cima das novas técnicas de “massagens milagrosas”, há somente um tipo de massagem redutora. As clínicas tentam chamar a atenção dos clientes modificando o nome dos tratamentos, incrementando com complementos e acessórios, aumentando o tempo da sessão, utilizando cremes com temperaturas diferentes e princípios ativos inovadores, aumentando a pressão das manobras e utilizando novos aparelhos.

Até quatro mãos ao mesmo tempo, ou seja, duas pessoas realizando a massagem também é um artifício para aumentar o fluxo de clientes. Todos os métodos, fundamentados ou não, têm a mesma finalidade: reduzir medidas e modelar o corpo. E, assim, surgem as nomenclaturas: “massagem modeladora” “lipoescultura manual”, “massagem turbinada” ou “massagem escultural”, etc.

Entretanto, o que realmente é um efeito desse tipo de massagem é o favorecimento da troca de líquidos, que pode implicar na melhora da circulação periférica que dará condições aos adipócitos, em especial os localizados mais superficialmente, de manterem sua carga, impedindo a sedimentação que dá origem à celulite.

Outro benefício: alguns acreditam que a massagem estimula a contração da musculatura vascular, tonificando a região massageada. E o amassamento diminui os espaços intercelulares, fazendo com que cada célula de gordura ocupe o seu lugar, o que faz com que ocupem menos volume, reduzindo alguns centímetros do local trabalhado.

Ressaltamos que Massagem Redutora e Drenagem Linfática Manual não são a mesma coisa. A primeira consiste em manobras vigorosas e bem ritmadas e rápidas, no melhor estilo “sovar pão”. A segunda é suave, lenta e rítmica, com uma dança de balé, sem nenhuma pressão. Além de seus objetivos e indicações diferirem. A redutora tem o objetivo de mobilizar o tecido gorduroso e modelar a silhueta. A drenagem, além de eliminar líquidos tem finalidades terapêuticas.

Atualmente, até mesmo a classe médica, que condenava a técnica, tem reconhecido o seu valor, em especial os médicos especializados em medicina estética. Alguns afirmam que os movimentos colaboram com o aumento do metabolismo dos adipócitos, assim como com a circulação local. Todavia, não é correto dizer que pode gerar a lipólise (quebra de gordura) e a consequente redução dos acúmulos adiposos no local trabalhado.

Portanto, é importante o conhecimento profundo da anatomia humana. Isto porque, no momento de modelar o corpo, podem-se fazer manobras que mexem com a fibra muscular. Qualquer movimento inadequado pode gerar hematomas. E, ao contrário do que muitas massoterapeutas alegam, um enorme hematoma não significa que é o local onde a gordura foi “destruída”.

Leia também: massagem redutora funciona

Na realidade, são locais aonde vasos sanguíneos e linfáticos foram lesados e, sabemos que locais de circulação prejudicada não favorecem o tratamento de gordura localizada, muito menos da celulite. A dor após as primeiras sessões é comum, mas não é normal que estas dores sejam frequentes.

É necessário informar que os resultados conseguidos na primeira sessão não são duradouros. O que pode ser perdido imediatamente é uma grande quantidade de líquido que será reposta nas próximas horas quando ingerimos água, sucos e outros tipos de líquido.

Leia também: Phytophen é bom

Ressaltamos também que não beber líquidos para manter resultados por mais tempo é um grave erro, pois a ausência de líquidos no organismo durante a realização de tratamentos que aceleram o metabolismo e a degradação de triglicerídeos pode ocasionar uma sobrecarga renal e hepática.

Leia também: Kifina é bom

As manobras podem ser combinadas a cremes poderosos e associada a equipamentos estéticos, especialmente o ultrassom, além de acessórios como rolinhos com ventosas e bambus, em sessões que podem durar até uma hora e meia.

Entre as substâncias mais usadas nos cremes utilizados com o objetivo de redução estão: castanha da índia, centelha asiática, ginkgo biloba, mentol e cânfora, cáscara sagrada, cafeína, fosfoditilcolina, entre outros. Os cosméticos hiperêmicos (que esquentam e deixam a região avermelhada) ajudam a ativar a circulação do local, otimizando o metabolismo e facilitando o processo de redução.

Leia também: Farinha seca barriga é bom

Já os crioterápicos (que esfriam o local) diminuem a temperatura das células adiposas, que acabam enviando uma mensagem ao hipotálamo, que, por sua vez, manda uma mensagem de volta para os adipócitos, aumentando o seu metabolismo para que a energia gasta produza calor para aquecer a área resfriada, ajudando assim a dissolver os lipídios.

Além dos cremes, géis e máscaras redutoras também são importantes aliados. Os ingredientes desses produtos melhoram a circulação. Alguns podem possuir enzimas que agem no interior das células de gordura e podem colaborar com a diminuição no processo de estocagem de lipídios. Outras máscaras corporais possuem alguns princípios ativos tensores, que têm a finalidade de tonificar a pele.

Considerando todos os cremes do mercado, o ideal é aquele que desliza bem, sendo agradável a sua sensação na pele. Isto também leva a uma grande economia, pois cremes que não deslizam e “grudam” na pele rendem muito menos do que deveriam.

Óleos corporais têm um bom deslizamento, no entanto, são mais difíceis de sair da pele. Às vezes, as clientes saem da cabine e vão direto para algum compromisso, não sendo conveniente que estejam “meladas” com o óleo, que pode até mesmo provocar manchas na roupa.

A realidade é que este tipo de tratamento deixou de ser realizado apenas em clínicas ou consultórios e, atualmente, praticamente todos os salões de beleza possuem um profissional que realiza massagens. É um chamariz para clientes ansiosas por ter uma silhueta mais bonita.

Para uma adesão consciente, é importante explicar detalhadamente todas as etapas do procedimento, o número de sessões do pacote, os resultados esperados e a necessidade de aliar dieta e exercícios físicos ao tratamento da massagem.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *